underneath

A vida no deserto parece não existir. Porém, sob o solo, uma multiplicidade de seres habita o aparentemente invisível. Como uma tecnologia desconhecida do futuro, a presença de vivacidade em território tão hostil revela que a crença de que o que ainda não existe não é uma questão de fé.

É uma questão de olhar profundamente e investigar de perto. Procurar. Para criar. Ir além.

A proposta apresentava à prática um problema complexo em termos de criação urbana - um cenário de vazio e aridez que deveria receber um grande e polivalente complexo com apenas uma ligação viária tangente ao local.

A abordagem para criar um projeto para este sítio ilimitado foi explorar as possibilidades dos elementos naturais.

O grande contato com o solo pode fornecer proteção e temperaturas amenas. A paisagem é um forte guia de visão que auxilia na implantação dos edifícios e espaços que compõem o campus.

A luz natural é dosada por uma estrutura estreita e muito furada que envolve e cobre o campus. A poeira pode ser filtrada por membranas que também capturam água da atmosfera.

O lugar que deve promover o avanço científico também se baseia no conhecimento mais antigo do homem: a relação com a natureza local. [...] O deserto é a inspiração para criar um ambiente controlado que mistura luz e sombra, inovação com natureza.

Equipe de projeto: Eduardo Possamai, Gustavo Görgen, Marina Capalonga, Guilherme Osterkamp, Fernanda Voigt e Maira Bender

Ano: 2020